Família produtos históricos Diatosta

Uma história de 40 anos

1977

1978

1990

1993

1997

1977

Tradição com futurouma história com mais de 40 anos

Fundada em Agosto de 1977 pelo Sr. António Lameiro e esposa, D. Isabel Lameiro, a DIATOSTA inicia a sua actividade industrial em instalações próprias, em Aveiro, região Centro Litoral, em Portugal. Os sócios fundadores regressavam de Moçambique trazendo na bagagem experiência na indústria panificadora, alicerçada no conhecimento e uso da tecnologia mais avançada à época, sobretudo tecnologia alemã, a qual já utilizavam no desenvolvimento do seu negócio e processos industriais. Partilhavam entre si a ambição de implantar uma fábrica especializada no fabrico exclusivo de tostas.

Partilhavam igualmente de uma visão de negócio sem barreiras geográficas e acomodavam práticas comercias ainda não rotinadas em Portugal.

1978

Procedimento do registo legal da marca DiatostaDiatosta - Marca registada

O primeiro ciclo de vida da empresa passa pela resistência às mais diversas adversidades, para a sobrevivência do produto. Os hábitos de consumo em Portugal não eram favoráveis, os canais de distribuição eram difíceis e de fraca cobertura territorial, o País encontrava-se no início do processo de abertura aos mercados internacionais.

Marcas Diatosta 1990

1990

Conquista do mercadoO foco manteve-se: especializar na produção de tostas.

Os primeiros 10 anos da empresa, permitem atingir o milhão de euros de volume de negócios, abrindo caminho no sentido da especialização da produção. São a primeira e a única empresa em Portugal exclusivamente dedicada ao fabrico de tostas e mini-tostas.

O foco manteve-se: especializar na produção de tostas.

Cautelosa e pacientemente, utilizando estratégias comerciais formativas de novos hábitos e necessidades junto dos consumidores, conseguem a afirmação do produto e, nos inícios dos anos 90, avançam para a especialização da fábrica na produção de tostas.

A expansão para Espanha e EUA

1993

InternacionalizaçãoA expansão para Espanha e EUA

Estava cumprido o primeiro ciclo da vida da empresa.

Em face da dimensão do mercado doméstico, continuar na senda do crescimento apresenta como via única, a internacionalização. Em 1993 inicia-se o processo de exportação para os Estados Unidos, seguido pelo mercado espanhol, onde entram em 1994.

Na segunda década de vida, a empresa já havia contagiado o núcleo familiar com a “expertise” do negócio; alarga o Quadro de gestão de cariz familiar, com a entrada na Administração do Sr. José Lameiro, filho mais velho dos fundadores, Sr. António Lameiro e D. Isabel Lameiro.

1997

Constituição da Diatosta España S.L.Diatosta España

Com a importância do mercado Espanhol, foi constituída a Diatosta España S.L. para conseguir responder à procura do mercado espanhol.

O mercado Espanhol tornou-se assim, para além do mercado Português, um dos mais importantes para a Diatosta.

As melhores tostas para a sua família e convidados

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.